segunda-feira, 24 de setembro de 2018

2º dia - Nova Deli






Hoje o dia começou às 7.00h e com muito sono… O excesso de cansaço foi recuperado na viagem que nos esperava. Cerca de 250km em mais de 5 horas - distancia de Deli a Jaipur.
Surpreendeu-me ver a autoestrada de 3 faixas para cada lado, mas já não me surpreendeu ver só camiões a circular nela! (as vacas). Aqui vêm-se menos pessoas e as que fomos passando  ou estavam nas suas lides rurais ou à beira da estrada com as suas bancas de venda (sabe-se lá se alguém pára para comprar alguma fruta…). Não se vê muita pobreza, apenas um país rural.
Aproximando de Jaipur já se começa a ver alguns carros, e levámos mais um choque com o tráfico e quantidade de pessoas. Parece que havia ainda mais pessoas e muitas mais motas. Uma loucura. Muitas pessoas sem fazer nada, a ver a vida a passar. Homens, mulheres, jovens e crianças a brincar. Certo é que as mulheres são em minoria mas é impressionante as pessoas que se vêm na rua sem fazer nada, ainda que alguns nos venham pedir alguma esmola. Esta cidade talvez seja a mais desenvolvida de todas e deu para ver de fato as lojas com marcas bem conhecidas na Europa, com dimensões normais.
O passeio dos elefantes, apesar de ter sido fantástico e único, notou-se bem a agressividade dos comerciantes indianos, fazendo o seu filme, choradinho, tentando manipular o turista. Estão desesperados para vender, apesar de tentarem disfarçar toda a sua ansiedade, para não correr riscos de afastar a 'presa'. Acredito que muitas pessoas destas estão nesta área por necessidade e não por vocação, com toda a certeza. Pela falta de oportunidades que têm e pela quantidade de turistas que chegam diariamente, vêm aqui uma chance de ter algumas rupias e sobreviver nesta sociedade.
A India tem mais de1.300 biliões de habitantes. O território é grande e as pessoas estão muito concentradas nas cidades. Quem consegue governar tantas pessoas e com um ponto de partida tão abaixo da média (da que o europeu conhece)…
E neste numero não estão contabilizados os emigrantes ilegais. Teria que haver, realmente, um governo muito rigoroso para colocar esta população com um nível de vida superior. Apesar de já estarem a ser  implementadas algumas medidas nomeadamente no setor de educação, mas há ainda muito por fazer. Mas história politica à parte, não deixa de ser um país muito interessante com uma história muito rica, que ainda por cima nos inclui.
Chegados a Jaipur, para além das visitas aos comerciantes fomos visitar um templo hindu. E mais uma vez toda a emoção veio ao de cima, com toda aquela devoção, leveza, genuinidade e respeito. Um templo todo ele em mármore, apesar de contradizer toda a simplicidade daquele povo. Com simplicidade e magnitude, discrição, é difícil passar ao lado de toda aquele ambiente. Dava vontade de ficar mais tempo. Este foi sem duvida o ponto alto do dia e foi este momento que ficou marcado na minha memória e no meu coração.

Até amanhã India. Espero novas aventuras.