quarta-feira, 15 de março de 2017

Apenas existindo...


Estando presente...





Segundo Osho, a meditação é, em sua essência, a arte de se manter alerta a tudo o que acontece dentro e fora de você.
Embora a meditação em si não seja uma técnica, muitos métodos desenvolvidos ajudam a desenvolver a perceção. Depois de adquirir essa capacidade, a meditação pode se tornar a sua companheira onde quer que esteja - no trabalho, em situações comuns da vida diária, em qualquer lugar.
As pressões da vida moderna são muito grandes: o mundo nunca foi tão instável par...a se viver e as pessoas nunca estiveram tão tensas.
...
Talvez seja mesmo por causa das emoções guardadas que lhe pareça tão difícil ficar em silêncio consigo mesmo? Talvez seja difícil fazer a meditação sentado e em silencio. Talvez se sinta cansado demais para se manter acordado quando está sentado. Seria melhor conseguir meditar e mexer-se um pouco.
A capacidade de permanecer relaxado no meio da agitação diária é o que chamamos de "atenção plena'', que é a sensação fundamental da meditação.
A meditação baseia-se num conhecimento simples: em vez de lutar contra a escuridão - o que será impossível -, acenda a luz.
Em vez de lutar contra nós mesmos, tentando viver segundo aquilo que outros imaginam que deveríamos ser, podemos começar a aceitar o que somos agora. Osho lembra às pessoas que, se a existência as convidou a estar aqui, elas não precisam da permissão de ninguém para se aceitarem como são.
Quando não está a fazer absolutamente nada, física ou mentalmente, quando toda a atividade cessa e consegue estar no presente, apenas existindo, está a meditar.
Embora a meditação em si não seja uma técnica, muitos métodos desenvolvidos por Osho...ajudam a desenvolver a perceção. Depois de adquirir essa capacidade, a meditação pode se tornar a sua companheira onde quer que esteja - no trabalho, em situações comuns da vida diária, em qualquer lugar. Quando conseguir aprender, é possível permanecer nesse estado pelo tempo desejado ou até ficar assim durante 24h por dia.